O mito da mãe perfeita

 

Antes de começar esse texto, repita comigo: “não há ninguém perfeito nesse mundo!” Vamos lá, mais uma vez, respira fundo e repete.

Independente de suas crenças religiosas, estou falando de pessoas aqui, agora, no planeta Terra. Olhe pra qualquer lado, e mesmo que você acredite que alguém é perfeito, não é.

Então por que a mulher tem que se tornar perfeita e onipresente quando vira mãe? Por que tem que dar conta de tudo? Ser eficiente na casa, no trabalho e na família?

Não confunda se aperfeiçoar com virar perfeita. Você pode não cozinhar muito bem antes de ser mãe, e com o passar dos anos, ir melhorando essa “qualidade”. Ou não!

Quantas vezes você não ouviu aquela frase “fulana disse que está cansada, espera até virar mãe kkkk”

Não, isso não é engraçado. Sim, cuidar de uma criança é cansativo, mas isso demonstra como as necessidades básicas dessa mulher não estão sendo atendidas.

É preciso respeitar os limites do próprio corpo e da mente. Uma mãe super atarefada não tem tempo para si própria e para fortalecer laços com esse filho. Parece distante para quem trabalha, estuda e tem q criar o filho, não é? É sim! Mas quais são as suas prioridades? Qual a real necessidade de todas as tarefas que você exerce no dia a dia? Será que não é possível se priorizar em prol da sua saúde mental?

Não esqueça que antes de uma mãe, há uma mulher com sonhos, limites e necessidades. Valorize essa mulher.

Feliz dia das mães!

Posted in Terapia Cognitivo Coportamental and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *