Todos nós, sem exceção, durante a vida temos períodos em que não nos sentimos muito bem devido a problemas causados por estresse, ansiedade, tristeza, medo, luto ou conflitos internos entre nossas ações e emoções.
Sendo assim, a partir do momento que percebemos não conseguir lidar bem com o estresse do dia-a-dia, devemos procurar ajuda de um psicólogo que possibilite entender o que está acontecendo com nossos pensamentos, nossas emoções e nossos sentimentos que geram sensações de desconforto emocional ou físico.
A Organização Mundial da saúde (OMS), define saúde mental como “O estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.
A psicoterapia promove o bem estar emocional por meio de técnicas que nos ajudam a identificar os pensamentos disfuncionais, a perceber as emoções e sentimentos gerados por estes pensamentos e a identificar a causa do sofrimento.
Nossa saúde mental também merece atenção por estar diretamente ligada a nossa saúde física. Pesquisas científicas apontam cada vez mais para a necessidade de cuidar da saúde emocional como forma de prevenir alguns problemas físicos. A comunidade médica admite que quando ficamos sob estados de estresse, tristeza, ansiedade, medo, insegurança ou raiva por um período prolongado e excessivo, somos mais suscetíveis a ter problemas físicos como: gastrite, diarreia, alergias, dores musculares, cefaleia, enxaqueca, asma, bronquite, obesidade, entre outras.
O psicólogo pode ajudar a reverter estes quadros, melhorando sua saúde mental e por consequência o seu bem estar físico.
Busque ajuda sempre que julgar necessário…
CUIDE-SE !
Janete Rodrigues