O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que em 2018, 59.700 novos casos de câncer de mama serão descobertos entre as mulheres. É o câncer com maior incidência na população feminina brasileira.
Nosso corpo é formado por milhares de células que se multiplicam e crescem de forma ordenada, funcional e regular todos os dias. Quando alguma dessas células adoece, passa a crescer de forma desordenada ou irregular, ou ainda, altera sua função (a célula entra na corrente sanguínea e se aloja em um outro órgão, diferente do que deveria estar), inicia-se o processo de neoplasia.
Quando a neoplasia aumenta de tamanho, recebe o nome de tumor. Esse por sua vez, quando prejudicial ao corpo (também chamado de maligno), recebe o nome popular de câncer.
O câncer pode acontecer em qualquer parte do corpo, porém, em outubro, as mulheres são lembradas da importância da prevenção do câncer mamário, por sua grande incidência.
O tratamento pode ser feito com cirurgia, quimioterapia (os medicamentos atuam dentro das células, inibindo seu crescimento e divisão, podendo atingir também as células que entram na corrente sanguínea para se alojar em outros locais), radioterapia (radiação ionizante aplicada sobre o tumor, destruindo as células defeituosas e impedindo sua multiplicação) ou um combinado de técnicas.
Estudos sugerem que atividades físicas adaptadas são possíveis durante o tratamento e auxiliam na qualidade de vida do paciente.
Um bom acompanhamento da saúde emocional do paciente e de sua família e cuidadores, também é importante para um tratamento mais eficaz.
Se você precisar ou conhece alguém que precise conversar sobre esse assunto, marque um horário no Plantão Psicológico Gratuito Especial Outubro Rosa, através do whatsapp 11974357132.