Dizem que a arte imita a vida. Mas as dor que sentimos quando perdemos alguém, parece não ter fim. Nessa hora, queremos nos desligar do mundo, e “curtir” nossas dores. É assim com muitos de nós, e também é com personagens de filme. Prepare a pipoca, separe o lencinho e veja essas maravilhosas histórias de superação da morte.
Entenda as fases do luto nesse post
Reine sobre mim (2007)
Charlie Finema perdeu sua família no ataque terrorista de 11 de Setembro e ainda não se recuperou. Ele reencontra Alan Johnson, um ex-colega de quarto da faculdade, e os dois reatam a amizade. Alan passa por um momento delicado em sua vida devido às responsabilidades do seu trabalho, mas, juntos, os dois encontram forças para enfrentar os problemas de suas vidas.
Com Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler
Tão forte, tão perto (2012)
Um menino de 9 anos perde seu pai no atentado de 11 de setembro em Nova York. Ele acha uma chave em sua casa e acredita ser uma mensagem de seu pai. Começa assim uma comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que se abre com a chave.
Com Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock
Meu primeiro amor (1991)
Vada Sultenfuss , uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss , é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler, seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett , um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto, uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.
Com Anna Chlumsky, Dan Aykroyd, Griffin Dunne, Macaulay Culkin, Jamie Lee Curtis
Lembranças de um verão (2001)
Robert Garfield é um fotógrafo de meia idade que após a morte de um amigo passa a relembrar seu passado, mais especificamente o verão que passou quando tinha apenas 11 anos. Foi uma época marcada pela amizade com Carol e Sully e também pela chegada de um novo vizinho, Ted Brautigan. Robert já era órfão de pai naquela época e vivia com sua mãe, sendo que a memória de seu pai se apagava cada vez mais graças à amargura de sua mãe. Entretanto, é com a amizade e atenção de Ted que Robert passa a ter uma outra visão de seu falecido pai bem como as possibilidades que a vida lhe oferecia na época.
Com David Morse, Mika Boorem, Will Rothhaar, Anthony Hopkins, Hope Davis
Sete Vidas (2008)
A vida secreta atormenta Ben Thomas. A fim de encontrar a redenção, ele se propõe a mudar a vida de sete pessoas desconhecidas. Ao longo de sua jornada, ele conhece e se apaixona por uma paciente cardíaca chamada Emily e, ao fazer isso, complica a sua missão.
Com Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson
Cidade dos Anjos (1998)
O filme conta a história de Seth, um anjo que vaga por Los Angeles invisível aos humanos. Quando o fim de um indivíduo se aproxima, ele se torna visível e age como seu companheiro de viagem para o além. A descoberta do sofrimento da cirurgiã Maggie o inspira a abrir mão de sua imortalidade e viver na Terra com a jovem.
Com Nicolas Cage, Meg Ryan, Andre Braugher, Dennis Franz, Colm Feore
Manchester a beira mar (2017)
Lee Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.
Com Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler
Bônus: 3 filmes para entender as 5 fases do luto
Lembrou de algum filme que não está nessa lista? Conta aqui nos comentários